Filosofia UFABC - Graduação e Pós-Gradução

Bacharelado e Licenciatura, Mestrado Profissional (Prof-Filo) e Mestrado e Doutorado Acadêmicos (PPGFIL)

A graduação da UFABC se estrutura em torno de dois Bacharelados Interdisciplinares, o BC&T (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) e o BC&H (Bacharelado em Ciências e Humanidades) e, desde 2019, também das Licenciaturas Interdisciplinares, a LCNE (Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) e a LCH (Licenciatura em Ciências Humanas).

Os Bacharelados e Licenciaturas específicos representam uma possibilidade de continuação da formação do estudante após o término do BI ou do LI. Para os alunos que desejarem cursar o Bacharelado em Filosofia como curso de formação específica, é preciso que, no momento da matrícula, optem pelo Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H). Para os alunos que desejarem cursar a Licenciatura em Filosofia como curso de formação específica, é preciso que, no momento da matrícula, optem pela Licenciatura em Ciências Humanas.  Nos quatro quadrimestres iniciais, os discentes cursarão as disciplinas dos cursos interdisciplinares e, a partir do quinto quadrimestre, passarão a cursar as disciplinas dos cursos específico. Isso significa que os alunos da UFABC tem uma formação marcadamente interdisciplinar.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) possui cursos de Mestrado e o Doutorado Acadêmicos em Filosofia da UFABC e tem como um de seus principais objetivos aliar essa formação interdisciplinar que é própria de nossa universidade com os elementos que são constitutivos da pesquisa em Filosofia, tendo em vista a tradição já estabelecida nessa área no Brasil. O Programa iniciou o curso de mestrado em 2015 e, cinco anos depois, em 2020, abriu sua primeira turma de Doutorado. 

O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional.

Próximos Eventos:

Organizados pelos cursos de Filosofia da UFABC.