Perfil do Egresso

O Curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC visa formar professores para atuar na Educação Básica, em especial no Ensino Médio, imbuídos dos conteúdos com os quais alcançarão as competências e habilidades necessárias, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96) e a Resolução CNE/CP 01/2002, a qual institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura.

O Projeto do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC apresenta três diferenciais com relação aos demais cursos da mesma área ofertados no Brasil:

(i) Não separa a formação filosófica da pedagógica, propondo uma formação que concilia as reflexões sobre o ensino de Filosofia com as problematizações que caracterizam o filosofar. Embora dialogue com o Bacharelado em Filosofia e ofereça formação rigorosa nas disciplinas consideradas básicas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, não se confunde com este e, portanto, possui integralidade e identidade própria.

(ii) Enfatiza o diálogo entre Filosofia, Ciências e Humanidades, dado que na composição do Perfil de Formação do Aluno há obrigatoriamente a presença das disciplinas do Licenciatura em Ciências Humanas (LCH).

(iii) A Filosofia é abordada sob a perspectiva de temas e problemas e não sob o viés historicista, usual nos cursos de graduação na área.