PPGFIL: Docentes Credenciados

Docentes que orientam no mestrado e no Doutorado Acadêmicos em Filosofia da UFABC

Aléxia Bretas

Aléxia Bretas atua na área de Filosofia contemporânea, com ênfase na Teoria Crítica desenvolvida por autores como Walter Benjamin, Theodor Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse. Com formação em Estética e afinidade com o trabalho interdisciplinar, suas pesquisas buscam construir mediações entre o pensamento frankfurtiano e o feminismo interseccional, os estudos LGBTs, a teoria queer e a pesquisa decolonial, conforme a experiência intelectual de autorxs como Angela Davis, Nancy Fraser, Judith Butler e Paul B. Preciado.

E-mail: alexia.bretas@ufabc.edu.br

Sala: 285 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

André Luis La Salvia

André Luis La Salvia desenvolve e orienta pesquisa na área de Filosofia Contemporânea Francesa, principalmente as obras de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Com relação aos temas, pesquisa as noções de virtual, individuação, método, criação conceitual, devir e imagem do pensamento. Desenvolve também uma pesquisa sobre signos cinematográficos bem como as noções de tempo, movimento e pensamento no cinema.

E-mail: la.salvia@ufabc.edu.br

Sala: 281 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Carlos Eduardo Ribeiro

Pesquisador nas áreas de História da Filosofia Contemporânea (principalmente século XX francês) e Ética e Filosofia Política. Desenvolve prioritariamente pesquisas sobre o pensamento de Michel Foucault, especialmente dentro de temas relacionados a Corpo, Liberdade, Política, Ontologia do presente, Crítica do saber médico, Arquegenenealogia, dentre outros. Desenvolve em paralelo à pesquisa principal uma ampla reflexão interdisciplinar, a partir do legado nietzschiano, sobre o lugar do Corpo na Filosofia Contemporânea, nas Ciências Humanas e nas Artes (aqui com destaque para a Dança, campo no qual atua também como intérprete-criador). Tem forte interesse nos diálogos com pensadores como Nietzsche, Arendt, Deleuze e Agamben.

E-mail: c.ribeiro@ufabc.edu.br

Sala: 227 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Cristiane Negreiros A. Ayoub

Pesquisa e orienta na área de História da Filosofia Medieval, principalmente no pensamento de Agostinho, tem interesse também em outros autores, sobretudo da antiguidade tardia e do medievo.

E-mail: cristiane.negreiros@ufabc.edu.br

Sala: 213 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Daniel Pansarelli

Pesquisa temas ligados à Filosofia Latino-americana, Filosofia Africana e outras formas relacionadas às filosofias da práxis. No âmbito mais geral da Filosofia Política e da Ética, estuda prioritariamente a produção marcada por uma perspectiva crítica e marginal à própria tradição filosófica vigente. Estuda, ainda, temas referentes à Filosofia da Educação, seja em seus aspectos mais teóricos, seja em sua aplicação à realidade brasileira em particular.

E-mail: daniel.pansarelli@ufabc.edu.br

Sala: 232 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Eduardo Nasser

Desenvolve pesquisas nas áreas de História da Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase em História da Filosofia Alemã. Trabalha prioritariamente com Nietzsche e os temas do tempo, ontologia, método e linguagem.

E-mail: e.nasser@ufabc.edu.br

Currículo Lattes

Fernando Costa Mattos

Fernando Costa Mattos desenvolve e orienta pesquisas na área de Filosofia Alemã, sobretudo em torno das obras de Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche e Martin Heidegger. Do ponto de vista temático, trabalha preferencialmente com Ética e Filosofia Política, abrangendo também discussões contemporâneas em que os autores mencionados servem de referência teórica, como, por exemplo, no debate entre liberais (como John Rawls) e comunitaristas (como Charles Taylor) e as tentativas de superar essa oposição (como em Jürgen Habermas).

E-mail: costa.mattos@ufabc.edu.br

Sala: 340 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Flamarion Ramos

Tem interesse em temas como os seguintes: Ética, filosofia moral, filosofia política e filosofia contemporânea. O bem. O mal. A virtude. A felicidade, a alegria e a paz. O sentido da vida. Justiça e igualdade. A violência. A dor e o sofrimento. O amor. A morte. O niilismo e o pessimismo filosófico. Filosofia da tragédia. Filosofia da Religião. Filosofia e psicanálise. Capitalismo e vida danificada. Ideologia e alienação. Emancipação e liberdade. Teoria crítica e marxismo. Cores e valores. Problemas na conceituação de ética e moral.

E-mail: flamarion.ramos@ufabc.edu.br

Sala: 201 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

José Luiz Neves

José Luiz Neves desenvolve e orienta pesquisas na área de História da Filosofia Contemporânea, com ênfase em Fenomenologia e Filosofia Francesa do século XX.

E-mail: jose.neves@ufabc.edu.br

Sala 233 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Luciana Zaterka

Luciana Zaterka desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia Moderna e Teoria do Conhecimento, especialmente nos seguintes temas: razão e experiência na modernidade, filosofia experimental no século XVII, pressupostos teológico-metafísicos da filosofia moderna, a questão da finitude. Pesquisa com maior ênfase as obras dos seguintes autores: Francis Bacon, Bento Espinosa, Robert  Boyle, John Locke e Friedrich Nietzsche. Tem interesse também na área de História e Filosofia da Química, especialmente nas diferentes teorias da matéria presentes na modernidade.

E-mail: luciana.zaterka@ufabc.edu.br

Sala: 238 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Luiz Antonio Alves Eva

Desenvolve pesquisas em  História da Filosofia do Renascimento e Moderna, especialmente os séculos XVI e XVII. Tem particular interesse pela história da redescoberta da filosofia cética e suas diversas implicações na modernidade. O autor que estuda com profundidade é Michel de Montaigne, mas também pesquisa e orienta sobre Sexto Empírico, Cícero, Francis Bacon, Descartes, John Locke e David Hume. Possui interesse também pelo ceticismo na Epistemologia contemporânea e por temas de meta-ética.

E-mail: luiz.eva@ufabc.edu.br

Sala: 217 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Luiz Fernando Barrére Martin

Desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia moderna e contemporânea, particularmente os filósofos do idealismo alemão.

Possui como um de seus temas de pesquisa principais a tradição dialética, particularmente Hegel e Kant e a influência de filósofos e correntes filosóficas da Antiguidade – Platão, Aristóteles, céticos antigos – nestes filósofos alemães. Também tem como tema de pesquisa a Ciência da Lógica de Hegel e as mudanças que ela traz para os conceitos de metafísica, ontologia, conhecimento e dialética. A influência da dialética hegeliana na dialética negativa de Adorno. A concepção de história hegeliana.

Tem interesse pelo estudo do ceticismo antigo e moderno na filosofia alemã do final do século XVIII e início do XIX, em autores como Kant, Schulze, Fichte e Hegel. Atualmente também pesquisa o debate idealismo e realismo na filosofia alemã da segunda metade do século XVIII, a partir do estudo de Friedrich Heinrich Jacobi, da sua retomada da noção de crença na filosofia de David Hume e Thomas Reid, da influência de Spinoza na filosofia alemã do período, de sua crítica a Kant e a Fichte, de sua noção de niilismo, além de sua influência em Hegel.

Também se interessa pelo tema filosofia no Brasil, sobretudo a partir das reflexões de João Cruz Costa, Oswaldo Porchat, Bento Prado Jr, Gerd Borheim, Henrique Claudio de Lima Vaz e Paulo Eduardo Arantes.

E-mail: fernando.martin@ufabc.edu.br

Sala: 225 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Marcelo Silva de Carvalho

Pesquisador nas áreas de filosofia da linguagem e filosofia contemporânea. Seu trabalho mais recente se concentra na obra madura de Wittgenstein, mas se desdobra para um amplo leque de temas correlatos, que vão do debate sobre referência e significado no idealismo alemão e na filosofia do século XIX, das concepções de linguagem no empirismo e na filosofia analítica à investigação das tradições não-cognitivistas em ética e a relação entre estética e linguagem. Tem também um trabalho de pesquisa sobre a filosofia no Brasil, sobretudo sobre a pós-graduação no contexto contemporâneo.

E-mail: carvalho.marcelo@uol.com.br

Currículo Lattes »

Marilia Mello Pisani

Com pós graduação em Filosofia pela UFSCar., tenho trabalhado nos últimos anos com os pensadores da Escola de Frankfurt, especialmente aqueles da primeira geração, sobretudo, a obra de Herbert Marcuse. Meus interesses de pesquisa estão focados atualmente sobre as transformações epistemológicas, políticas e subjetivas das tecnologias, especialmente as tecnologias digitais. Pesquisadora do CNPq na linha de  teoria crítica, experiência estética e cultura digital (2013-2016). Coordena o grupo de pesquisa Nexos: teoria critica e pesquisa interdisciplinar, na região Sudeste. Os interesses gerais de pesquisas são: Herbert Marcuse e Escola de Frankfurt; teoria critica da tecnologia e cultura digital; movimentos sociais como feminismo, ecologia, ciberativismo; Donna Haraway, teoria ciborgue e seus desdobramentos atuais; corpo e sexualidade; natureza e cultura; filosofia da psicanálise, fetichismo e personalidade autoritária.

E-mail: marilia.pisani@ufabc.edu.br

Sala: 220 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Matteo Raschietti

Tem interesse e orienta na área de Teologia e Filosofia, com ênfase em Filosofia Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Meister Eckhart, teoria do conhecimento, filosofia da imagem, metafísica, Idade Média.

E-mail: matteo.raschietti@ufabc.edu.br

Sala: 342 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Mattia Petrolo

Mattia Petrolo desenvolve e orienta pesquisa nas áreas de Lógica e Filosofia da Lógica, especialmente nos seguintes temas: teoria da prova para lógica clássica e lógicas não clássicas (intuicionista, linear, modal), teoria dos tipos, construtivismo lógico, inferencialismo, semântica das provas, antirrealismo lógico, paradoxos lógicos e semânticos, logicalidade e constantes lógicas, pluralismo lógico. Tem interesse também na área de Epistemologia formal, especialmente na lógica epistêmica, revisão das crenças, teoria da escolha social e redes sociais.

E-mail: mattia.petrolo@ufabc.edu.br

Sala: Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Michela Bordignon

Michela Bordignon desenvolve e orienta pesquisas na área da filosofia clássica alemã, sobretudo em torno das obras de Kant e Hegel. Trabalha preferencialmente com temas relacionados à lógica e à dialética.  Em particular, seus interesses de pesquisa estão focados na relação entre lógica formal e a lógica especulativa hegeliana e nas atualizações do pensamento hegeliano no debate epistemológico contemporâneo. Atualmente está trabalhando as relações entre a teoria do conceitual sem delimitações de John McDowell e o conceito hegeliano de pensamento objetivo.

E-mail: michela.bordignon@ufabc.edu.br

Sala: 212 – Bloco Delta – São Bernardo do Campo

Currículo Lattes »

Nathalie de Almeida Bressiani

Desenvolve e orienta pesquisas sobre Teoria Crítica, Teoria Feminista, Ética e Filosofia Política Contemporâneas. Sua pesquisa atual é dedicada a análise de diferentes teorias do reconhecimento e seus limites, enfatizando questões relativas a gênero, conflitos sociais, identidade e suas relações com a economia política, bem como ao estudo da teoria crítica, em particular de questões relativas aos fundamentos da crítica social e da crítica do capitalismo, democracia e sentidos da emancipação. Trabalha com diferentes autores e autoras, como Nancy Fraser, Axel Honneth, Seyla Benhabib e Judith Butler, assim como Max Horkheimer, Theodor Adorno, Jürgen Habermas e Rahel Jaeggi, dentre outras.”

E-mail: nathalie.bressiani@ufabc.edu.br

Sala: 240 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Patrícia Del Nero Velasco

Possui bacharelado (1996), licenciatura (1997), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É autora dos livros Educando para a argumentação: contribuições do ensino da lógica (Editora Autêntica) e Filosofar a Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF 2006-2018 (NEFI Edições). Desde 2009 é professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), instituição na qual coordena o grupo de pesquisa do CNPq Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil). Neste, atua em duas linhas: “Ensino de Argumentação Lógica e Ciências” e “Fundamentos do Ensino de Filosofia”. Na primeira, desenvolve pesquisas que têm como objetivo, a partir do escopo dos movimentos da Lógica Informal e do Pensamento Crítico, pensar e articular conteúdos e metodologias de Argumentação Lógica para a Educação Básica. Na segunda linha, investiga os fundamentos filosóficos do Ensino de Filosofia. Nesse âmbito de uma Filosofia do Ensino de Filosofia, interessa-se também pela criação de metodologias e materiais didáticos para o trabalho com Filosofia na Educação Básica, assim como pelas discussões sobre formação de professores de Filosofia.

E-mail: patricia.velasco@ufabc.edu.br

Sala: 207 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Paula Priscila Braga

Paula Braga dedica-se à pesquisa em Estética, História da Arte e Curadoria, com ênfase em questões suscitadas pela imagem contemporânea, especialmente a imagem como dispositivo formador de subjetividade, as possibilidades da arte na era das redes e as relações entre arte e política. Para tanto, estuda a arte participativa dos anos 1960 e 1970 e a produção de arte contemporânea a partir das reflexões de Jacques Rancière, Villem Flusser e Walter Benjamin. Outros interesses paralelos a essa pesquisa envolvem a obra de Friedrich Nietzsche e Herbert Marcuse.

E-mail: p.braga@ufabc.edu.br

Sala: 238 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Paulo Jonas de Lima Piva

As implicações éticas do ateísmo e do ceticismo são a questão geral e condutora das pesquisas de Paulo Jonas de Lima Piva, o iluminismo francês é a sua principal área de pesquisa na história da filosofia, e a novíssima filosofia francesa contemporânea (Michel Onfray, André Comte-Sponville, Marcel Conche e Gilles Lipovetsky) é o seu assunto contemporâneo de maior interesse.
E-mail: paulo.piva@ufabc.edu.br

Sala: 201 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Paulo Tadeu da Silva

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003). Foi professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz, entre 2004 e 2009. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC.

Integrante da linha de pesquisa em Teoria do Conhecimento, concentra sua pesquisa nas áreas de História e Filosofia da Ciência e História da Filosofia Moderna, com ênfase em autores e temas da primeira metade do século XVII, dentre os quais se destacam: (1) O debate em torno do copernicanismo nas obras de Galileu, Descartes e Mersenne; (2) A natureza e o desenvolvimento do mecanicismo na Filosofia Moderna; (3) Metafísica e fundamentação do conhecimento na modernidade; (4) Ciência, filosofia e mecanicismo na correspondência filosófica e científica do século XVII.

E-mail: paulo.tadeu@ufabc.edu.br

Sala: 286 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Renato Rodrigues Kinouchi

Bacharel em Psicologia (1999) e Doutor em Filosofia (2004) ambos pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorado em Filosofia da Ciência (2006) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Estudos Sociais da Ciência (2012) pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Os interesses de pesquisa desdobram-se em variados assuntos, incluindo: Epistemologia; Filosofia da Ciência; Filosofia da Psicologia e das Ciências Cognitivas; Filosofia da Probabilidade e Risco Indutivo; Filosofia da Tecnologia.

Linha de Pesquisa: Teoria do Conhecimento.

E-mail: renato.kinouchi@ufabc.edu.br

Sala: 203 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Ronei Clécio Mocellin

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris X (2009). Fez pós-doutoramento no departamento de filosofia da Universidade de São Paulo (2012-2014). Professor da cadeira de “Filosofia da ciência” na Universidade Federal do Paraná nos níveis de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia desde 2014. Desenvolve pesquisas e orienta em filosofia das ciências e da tecnologia, em particular nos domínios da filosofia e da história da química e dos materiais. Também tem interesse pela filosofia do século das Luzes e de suas relações com a ciência da época, como nos casos de Diderot, d’Holbach, Condillac, Lavoisier e Guyton de Morveau. Coordena o grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos da Cultura Técnica e Científica” (NECTeC) no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná.

E-mail: r.cleciomocellin@gmail.com

Currículo Lattes »

Silvio Ricardo Gomes Carneiro

Tem interesse e orienta nas seguintes áreas: a) estudos e pesquisa das obras de Herbert Marcuse e Michel Foucault; b) Gênese do conceito de habilidades e competências (sobretudo, nas obras de Jean Piaget, Lev Vigotsky, Philippe Perrenoud e Howard Gardner); c) As articulações entre psicanálise e educação; d) Gênese das políticas públicas de educação contemporânea e os impactos na prática docente (os Manifestos da Educação, o impacto da ditadura civil-militar no discurso pedagógico, as políticas educacionais de abertura democrática, a gestão neoliberal do conhecimento).

E-mail: silvio.carneiro@ufabc.edu.br

Sala: 220 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Suze de Oliveira Piza

É professora de Filosofia na UFABC. Docente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Pesquisadora de pós-doutorado e professora colaboradora no Departamento de Filosofia (IFCH) UNICAMP. É Doutora e Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem diversos artigos e livros publicados nas área de Filosofia e Ciência Política. É pesquisadora junto ao Grupo de pesquisa em Filosofia e práticas psicoterápicas da UNICAMP, no Grupo Perspectivas críticas da filosofia moderna e contemporânea da UFABC e LAPEFIL – Laboratório de ensino de Filosofia. Atua principalmente em temas ligados a: pensamento ético-político, filosofia contemporânea, ontologia, filosofia e ciência política, filosofia na América Latina e interfaces entre Filosofia e Psicanálise.

Linhas de pesquisa: Filosofia contemporânea, Ontologia, Pensamento ético-político [moderno e contemporâneo], Filosofia na América Latina, Interfaces entre a Filosofia e a Psicanálise.

E-mail: suze.piza@ufabc.edu.br

Sala: 232 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Está Interessado no programa?