Mestrado:

O aluno do Mestrado em Filosofia deve cursar 48 créditos em disciplinas, ou seja, 4 disciplinas ao longo do curso. Duas dessas disciplinas são obrigatórias: “Problemas Filosóficos e Pesquisa em Filosofia” e “Seminários de Pesquisa”. As demais são de livre escolha do aluno, entre as disciplinas oferecidas pelo próprio PPG-FIL ou por outro programa de pós-graduação da UFABC. Também é possível cursar uma disciplina fora da UFABC, desde que seja em um programa reconhecido pela CAPES e aceito pela Coordenação do PPG-FIL. O ideal é que as disciplinas sejam cursadas em dois ou três quadrimestres, evitando-se assim um quadrimestre com número excessivo de disciplinas. 

Aqueles que desfrutarem de Bolsa Capes ou Bolsa UFABC devem realizar também a disciplina “Estágio em Docência I“.

 

 Doutorado: 

O aluno do Doutorado em Filosofia deve cursar 72 créditos em disciplinas, ou seja, 6 disciplinas ao longo do curso. Duas dessas disciplinas são obrigatórias: “Problemas Filosóficos e Pesquisa em Filosofia” e “Seminários de Pesquisa”. As demais são de livre escolha do aluno, entre as disciplinas oferecidas pelo próprio PPG-FIL ou por outro programa de pós-graduação da UFABC. 

Também é possível cursar até três disciplinas fora da UFABC, desde que seja em um programa reconhecido pela CAPES e aceito pela Coordenação do PPG-FIL. O ideal é que as disciplinas sejam cursadas em de três a cinco quadrimestres, evitando-se assim um quadrimestre com número excessivo de disciplinas. 

Aqueles que desfrutarem de Bolsa Capes ou Bolsa UFABC devem realizar também a disciplina “Estágio em Docência I“ e “Estágio em Docência II”. 

Para maiores informações, consultar as Normas Internas do PPG-FIL.