Grupos de Estudo

Filosofias do Arquivo (Filo_Arq)

O grupo de pesquisa _Filo_Arc_ – _Filosofias do arquivo_ faz uso da noção foucaultiana de arquivo na perspectiva de acolher uma ampla série de estudos e pesquisas no campo da Filosofia e das Ciências Humanas, com destaque para a relação entre a história e o pensamento filosófico. Entendido como o limite entre a singularidade de um acontecimento discursivo, com suas condições históricas, e os dispositivos de pensamentos, com suas concretudes do presente, o Arquivo converte-se num procedimento de pesquisa que pode ser operado sobre diferentes campos do saber, isto é, sobre diferentes conjuntos de acontecimentos que nos concernem. As linhas e objetivos de pesquisa definem de modo mais específico estes campos.

LINHAS DE PESQUISA E OBJETIVOS DAS LINHAS

1. Arquivo e Pensamento Social: estudos e pesquisas voltados à descrição e crítica dos discursos formadores do pensamento social contemporâneo, com ênfase nas diferentes teorias sociais do século XX.

2. Arquivos do corpo: estudos e pesquisas voltados à descrição e crítica dos discursos formadores das experiências corporais, notadamente nas artes da Dança e da Performance.

3. Arquivo e Psicanálise: estudos e pesquisas voltados à descrição e crítica dos discursos formadores das clínicas psicanalíticas com destaque para o eixo conceitual corpo – inconsciente – massas–

Prof. Dr. Carlos Eduardo Ribeiro
Contato: c.ribeiro@ufabc.edu.br

Imagem e Subjetividade – UFABC

O grupo Imagem e Subjetividade da UFABC pesquisa a imagem como mediadora da experiência com o mundo e como definidora de subjetividades. Investiga mudanças que as tecnologias de produção de imagens efetuaram na relação sujeito-mundo e na constituição de subjetividades ao longo da história.

Dentro dessa proposta, dá especial atenção à contemporaneidade, investigando a noção de subjetividade na era das redes. Nossas pesquisas partem da constatação de que desde o século XV, e mais enfaticamente desde a popularização da fotografia na metade do século XIX, a imagem media nossa possibilidade de conhecimento de mundo. Nossa experiência com imagens suplanta em muito nossa experiência com o real, a ponto de formatarmos a relação com o real a partir de hábitos adquiridos pela nossa relação com a imagem.

Uma imagem mais complexa que elimine a separação entre espectador e representação é um passo importante para eliminar a separação sujeito e mundo. É uma necessidade de auto-compreensão do sujeito como interconectado a uma coletividade e à natureza, condição necessária para a solução dos dois grandes dilemas da atualidade: a desigualdade social e o desastre ecológico.

Contato: p.braga@ufabc.edu.br

Webpage: http://pesquisa.ufabc.edu.br/imagem-subjetividade/

Grupo de Estudos Nietzsche - GEN

Fundado em 1996, o GEN – Grupo de Estudos Nietzsche é um grupo de pesquisa internacional que reúne estudiosos brasileiros e pesquisadores europeus da filosofia nietzschiana. Hoje presente em todo o Brasil, do Ceará ao Rio Grande do Sul, continua a perseguir o propósito de fazer avançar as investigações sobre o pensamento de Nietzsche e promover a discussão acerca das questões que dele emergem. Além do intercâmbio permanente com as diversas Nietzsche Societies e centros de pesquisa internacionais, suas atividades organizam-se em torno dos Cadernos Nietzsche, publicados três vezes ao ano, dos Encontros Nietzsche, que ocorrem em diferentes pontos do país, e da Coleção Sendas & Veredas. O grupo é coordenado na UFABC pelo Prof. Eduardo Nasser. Os encontros são semanais e abertos aos interessados.

Contato: eduardo.nasser@philosophie.uni-freiburg.de
Webpage: https://gen-grupodeestudosnietzsche.net/

Grupo de Estudos sobre Agostinho - UFABC (GESA)
Grupo de Estudos sobre Agostinho – UFABC (GESA)

O GESA (Grupo de Estudos sobre Agostinho) foi fundado na Universidade Federal do ABC, em 2013, com o objetivo de promover um ambiente de estudo dinâmico e profundo sobre Agostinho e temas e autores relacionados a este filósofo.

A coordenação do GESA é compartilhada pela Prof. Cristiane e seus orientandos. A pauta de estudos segue os interesses de seus membros. Atualmente, a agenda do grupo se concentra em: (1) livro XV da Trindade, (2) textos de Agostinho relacionado à teoria da guerra justa e (3) ao tema da pudicícia.

As atividades do GESA estão divididas em reuniões ordinárias e atividades especiais. Como encontros regulares, o GESA promove a leitura dialogada de: (1) escritos de Agostinho, outros filósofos e comentadores; (2) textos escritos por membros do próprio grupo, como artigos, projetos, relatórios, palestras a serem apresentadas em congressos; (3) quando há palestras de professores convidados, antes desta, no GESA, estuda-se a bibliografia recomendada para se obter uma escuta mais qualificada. Os eventos especiais incluem: grupos de orientação, minicursos, colóquios, debates e conferências. 

Para acessar a agenda do GESA ou participar de suas reuniões, escreva para: cristianenaa@gmail.com

Conheça as atividades do GESA:
Facebook: https://www.facebook.com/GESAgostinho/
Site: https://gesaufabc.wixsite.com/gesa
Contato: cristiane.negreiros@ufabc.edu.br

CEPAME - Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo

O CEPAME (Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo) reúne, desde 1992, professores, doutores, pós-doutorandos, pós-graduandos e graduandos dedicados ao estudo de História da Filosofia da Antiguidade Tardia, Filosofia Patrística e Filosofia Medieval de diversas universidades paulistas para a realização de pesquisas, seminários e eventos acadêmicos. Os trabalhos em curso são sobre Agostinho de Hipona, Severino Boécio, Pedro Abelardo, João de Salisbury, Tomás de Aquino, Sigério de Brabant, Henrique de Gand, Teodorico de Freiberg, João Duns Escoto e Guilherme de Ockham.

As atividades do CEPAME incluem ainda as atividades do Grupo de Estudos de Latim Medieval (GELM) e do Grupo de Estudos de Paleografia Latina (GEPAL).

Atualmente o CEPAME é presidido pela Prof.ª Cristiane Negreiros Abbud Ayou (UFABC).
Para mais informações, visite o website http://cepame.fflch.usp.br/

Grupo de Estudos de Filosofia Moderna - Século XVII
O grupo, coordenado pela Profa. Luciana Zaterka, encontra-se quinzenalmente na UFABC (SBC), usualmente às terças-feiras das 18:00 às 20:00, para discutir autores e temas relacionados ao universo seiscentista. Desde 2017 já lemos as Paixões da Alma de R. Descartes, O De corpore de T. Hobbes, bem como textos e literaturas secundárias relacionadas as temáticas estudadas. No presente momento, o grupo discute o Livro II do Ensaio Sobre o Entendimento Humano de J. Locke. O grupo é aberto: todas e todos são muito bem-vindos.

Integrantes: Luciana Zaterka, Paulo Tadeu da Silva, Guilherme de Lucas Aparecido Barbosa, Luan Felipe Novak Noboa, Paluana Luquiari, Wellington Gonçalves, Marcio Miller.

Contatoluciana.zaterka@ufabc.edu.br

Grupo Questões Céticas

O grupo, coordenado pelo Prof. Luiz Eva, encontra-se periodicamente na UFABC (SBC), para discutir autores e temas relacionados ao cetismo e sua história. O grupo é aberto a todos os interessados e a sua programação é normalmente atualizada em:
https://ceticismoufabc.blogspot.com

Contatoluiz.eva@ufabc.edu.br

Grupo de Filosofia Alemã (GFA/UFABC)
Coordenado pelos Profs. Bruno Nadai e Fernando Mattos, o GFA/UFABC é constituído por professores e alunos que se interessam pelo estudo aprofundado da filosofia alemã moderna e contemporânea e seus desdobramentos (tanto na filosofia francesa quanto na filosofia anglo-saxã). O escopo do Grupo é, principalmente, o estudo direto dos textos, na forma de seminários e discussões quinzenais, previamente decididas ao fim de cada quadrimestre e divulgado por meios on-line. No entanto, ao lado do estudo aprofundado dos textos, o Grupo também constitui um espaço de formação filosófica e acadêmica, onde são lidos e discutidos os projetos, artigos e dissertações dos membros, com igual rigor. 

Programa de leitura: O Grupo estudou, nos últimos quatro anos, filósofos como Immanuel Kant, G.W.F. Hegel, Karl Marx, György Lukács, Martin Heidegger, Hannah Arendt, Jürgen Habermas, Hans-Georg Gadamer, Theodor Adorno, Michel Foucault e John Rawls. Atualmente, nos encontramos no meio da leitura da Crítica da faculdade de julgar de Kant, a qual prosseguirá, no próximo quadrimestre, conforme pode ser conferido no calendário abaixo. O Grupo é aberto e público, tanto para a comunidade acadêmica da UFABC quanto para interessados de fora da instituição.

Contato para e-mail: bruno.nadai@ufabc.edu.brcosta.mattos@ufabc.edu.br
Grupo de Filosofia Alemã no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1645062779070311/

Grupo de estudos Hegel e filosofia alemã

O grupo, existente desde 2017, é coordenado pelo professor Luiz Fernando Barrére Martin e se dedica principalmente ao estudo de Hegel, mas também de outros autores do assim chamado idealismo alemão e de desdobramentos mais contemporâneos dessa vertente filosófica.

 

Já foram lidos no grupo seções da Filosofia do Direito de Hegel, O jovem Hegel de György Lukács e, em continuação à leitura da Fenomenologia do Espírito iniciada em 2020, iniciamos em 2021 a leitura da seção Espírito da mesma obra.

 

Contato: fernando.martin@ufabc.edu.br

Grupo de Estudos Hegelianos (UFABC)
O grupo é coordenado pela Profa. Michela Bordignon e é aberto para a participação de interessados na filosofia de Hegel. Atualmente, o grupo está lendo a Ciência da lógica em reuniões quinzenais, no Campus SBC.

Contato: michela.bordignon@ufabc.edu.br

 

Bibliografia: 
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Ciência da Lógica. 1. A Doutrina do Ser. Petrópolis: Vozes, 2016.
HOULGATE, Stephen. The Opening of Hegel’s Logic. West Lafayette: Purdue University Press, 2006.
NUZZO, Angelica. Approaching Hegel’s Logic, Obliquely. Melville, Molière, Beckett. Albany: State University of New York, 2018.

Grupo de Estudos de Filosofia Francesa (GEFF/UFABC)
Criado em 2019, o Grupo de Estudos de Filosofia Francesa (GEFF/UFABC) dedica-se ao estudo dos temas e autores mais relevantes da filosofia francesa contemporânea. Atualmente, seus seminários estão voltados à leitura dos textos clássicos do movimento estruturalista, tomando como ponto de parZda o “Curso de linguística geral” de Ferdinand de Saussure.

Coordenador: Prof. Dr. José Luiz Neves
Contato: jose.neves@ufabc.edu.br

 

Grupo de Estudos Deleuze e Guattari
O grupo é coordenado pelo Prof. André Luis La Salvia e conta com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação em filosofia da UFABC. O grupo pesquisa a obra de Deleuze e de Gauttari e, atualmente, está lendo a obra O que é a filosofia?

Contato: la.salvia@ufabc.edu.br

Grupo de Teoria Crítica e Teoria Feminista

O grupo, que iniciou suas atividades em 2016, é coordenado pela Profa. Nathalie Bressiani e conta com a participação de alunas e alunos da UFABC e outras universidades. O grupo se reúne quinzenalmente e, atualmente, está lendo o trabalho de Judith Butler e de autores que lhe servem de referência, como Freud e Levi-Strauss, tendo passado por Simone de Beauvoir, Gayle Rubin e Seyla Benhabib, Judith Butler, Nancy Fraser e Angela Davis. Além da atividade de leitura rigorosa de textos filosóficos, o grupo também dedica algumas de suas reuniões à discussão de textos produzidos por seus integrantes. 

Contato: nathalie.bressiani@ufabc.edu.br

Grupo de pesquisa: Nexos - Teoria crítica e pesquisa interdisciplinar
O Nexos é uma plataforma de pesquisa em teoria crítica que tem como objetivo reunir pesquisadores de diferentes áreas das ciências humanas, ciências da natureza e das artes com o intuito de trabalhar questões contemporâneas que envolvam pesquisas empíricas e reflexões conceituais de forma interdisciplinar. Como rede de pesquisa, o Nexos divide-se em 5 núcleos (Hubs) regionais, estando presente no Norte/Centro-Oeste (Coordenado por Isabela F. Fernandes, com sede na UFMS), no Nordeste (Deborah Antunes, com sede na UFC) e no Sul (com Roselaine Ripa da UDESC).

De 2015 a 2017 a Rede Nexos trabalhou com a temática “Personalidade autoritária digital: a escala F/Facebook”. O objetivo foi testar a
pesquisa empírica desenvolvida por Theodor W. Adorno em “Authoritarian Personality” com as metodologias de pesquisa em física de redes nas redes sociais, o que levou à parceria com o Instituto de física de São Carlos (USP). Este primeiro trabalho coletivo resultou em um encontro internacional, a publicação de dois dossiês e um artigo coletivo (links ao final da página).

A sede Sudeste, locada na UFABC, está trabalhando neste momento as epistemologias feministas e anti-racistas para repensar questões em teoria crítica. Especial atenção vem sendo dada às articulações entre estudos de gênero, tecnologia e epistemologia; estudos de gênero e educação; estudos de gênero e colonialidade. O grupo tem encontros sazonais intensivos, seja online ou presencial. As agendas são recriadas a cada quadrimestre, de acordo com as temáticas.

Contato: marilia.pisani@ufabc.edu.br

Outras informações:

Como Rede nacional, a Rede Nexos está articulando um encontro para dezembro de 2019 com a presença das 4 coordenadoras dos núcleos, o que ocorrerá em São Paulo, além da curadoria de um dossiê sobre teoria crítica e estudos de gênero.

Como parceria internacional, a rede Nexos passou a integrar, em 2018, o Internacional Consortium of Critical Theory:
http://directory.criticaltheoryconsortium.org/organizations/nexos-critical-theory-and-interdisciplinary-research/

Publicações e eventos:

http://www.nexos.ufc.br/encontro2016

https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/issue/view/207

https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/issue/view/194

Artigo coletivo: FABBRI, R. FABBRI, R.; ANTUNES, D.; PISANI, M. M.; DE OLIVEIRA, O. N.. Temporal stability in human interaction networks. In: PHYSICA A-STATISTICAL MECHANICS AND ITS APPLICATIONS, v. 486, p. 92-105, 2017.

Extimidades: Teoria Crítica desde o Sul Global
Coordenado pelo Prof. Sílvio Carneiro, o grupo investiga as recepções da Teoria Crítica desde o Sul Global. Neste sentido, não aborda apenas as pesquisas vinculadas aos autores e autoras da Escola de Frankfurt, mas também experiências intelectuais e culturais que se avizinham da proposta da teoria crítica enquanto “diagnóstico do presente”. Considera que, assim, pode abordar os diversos modos pelos quais temas centrais da teoria crítica são articulados às experiências do Sul Global, compreendendo nesse campo as investigações no campo das Artes e Humanidades. Com efeito, o grupo visa a interdisciplinaridade em um horizonte de “extimidades”, tensão constitutiva entre o que é extrínseco e o intrínseco nas relações, ou seja: notando elementos comuns nos diversos “diagnósticos do presente” e preservando também as singularidades de cada território de experiências. Assim, evidencia as extimidades nos diversos níveis de tensões como centro/periferia, Oriente/Ocidente e seu impacto em conceitos centrais para a filosofia política e a teoria das ciências humanas. O grupo realiza encontros quinzenais abertos para alunos de pós-graduação e demais interessados.

Integrantes: Prof. Dr. Sílvio Carneiro; Profa. Dra. Andrea Santos Baca; Jefferson Martins Viel; Mestrandos: Lucas Carpinelli, Roger Barbosa Montemor.

Contato: silvio.carneiro@ufabc.edu.br

Sitehttps://catalise.webnode.com/extimidades-na-ufabc/

Grupo de pesquisa sobre Filosofia brasileira contemporânea e suas interfaces com as filosofias africana e latino-americana
O grupo é coordenado pelos profs Daniel Pansarelli e Suze Piza e conta com a participação de diversos discentes e pesquisadores. O grupo se dedica ao estudo da filosofia brasileira contemporânea, com o objetivo de identificar seus traços distintivos, seja em relação à sua produção mais ordinária, de característica eurocêntrica, seja ainda em relação a dois de seus elementos dialogicamente constitutivos, a saber, a Filosofia Africano-Brasileira e a Filosofia Latino-Americana em suas diversas manifestações. Espera-se que esse esforço produza principalmente dois tipos de resultados: a constituição de uma hipótese interpretativa que aponte as características próprias da filosofia brasileira em sua etapa atual; e a identificação, nessa produção atual, de lacunas temáticas a serem preenchidas por novas produções.

Integrantes: Daniel Pansarelli (UFABC); Suze Piza (UFABC), Eduardo David de Oliveira (pós-doc), Bruno Reikdal Lima (egresso), Maria Fernanda Gonsalves de Oliveira (mestranda), Vagner Nunes Pereira (mestrando), Gustavo Mazzarao Rodrigues (mestrando) e Rosangela Nunes Vega (mestranda).

Contato: daniel.pansarelli@ufabc.edu.br

DiEPE - Direito à Educação, Políticas Educacionais e Escola
Coordenado pelo Prof. Salomão Ximenes, o grupo de pesquisa conta também com a participação de outros docentes da universidade, como o Prof. Sílvio Carneiro. Em reuniões quinzenais abertas ao público, o grupo lê e discute textos relacionados à “Nova Gestão Pública e Reformas Educacionais” e o “Direito à Educação e Formas Contemporâneas de Juridificação, Espaço Escolar e Resistências”.

Integrantes: Prof. Dr. Salomão Ximenes; Prof. Dr. Silvio Carneiro, Prof. Dr. Fernando Cássio, Profa. Dra. Isabela Rahal, Mestrando Raphael Bueno Bernardo da Silva.

Contato: silvio.carneiro@ufabc.edu.br