Linhas de Pesquisa
Conheça as áreas e suas temáticas específicasÉtica e Filosofia Política
Esta linha de pesquisa tem como objeto mais geral o estudo da ação humana no contexto das práticas sociais, das instituições e das formações subjetivas. As temáticas abarcadas pela linha se articulam em torno de três eixos:
1) problemas éticos e políticos a partir na história da filosofia,
2) problemas e temas da filosofia prática moderna e contemporânea,
3) a interdisciplinaridade na pesquisa em ética e filosofia política.
As temáticas específicas são: moral, direito e política; reflexões éticas e políticas em torno do marxismo; a interpretação da sociedade moderna por diferentes modelos de teoria crítica, tanto em suas origens como em seus desdobramentos mais recentes; o utilitarismo e seus desdobramentos; o jusnaturalismo; os direitos humanos; debates relacionados ao tema da justiça e da identidade nas últimas décadas; teorias do Estado e da democracia; formas contemporâneas de luta por reconhecimento e os movimentos sociais; ética, moral e política na filosofia Latino-Americana; as implicações éticas e políticas da psicanálise; a crítica da moral na modernidade; desdobramentos contemporâneos das críticas da modernidade; implicações éticas e políticas da ciência e da tecnologia; questões éticas e políticas na sua interface com a educação; estudos sobre a ética e a filosofia política articulados a problemas interdisciplinares; filosofia social e pesquisa empírica.
Teoria do Conhecimento
Esta linha de pesquisa tem como objeto mais geral o conhecimento, e abrange temáticas como: a justificação e a fundamentação do conhecimento; o papel da razão e da experiência para o conhecimento; a constituição da metafísica e suas implicações epistemológicas; a crítica e o fim da metafísica; a subjetividade e o conhecimento; os critérios e as concepções de verdade; as relações entre a linguagem e o conhecimento; as relações entre argumentação lógica e fundamentação filosófica; a racionalidade científica e filosófica; a crítica cética ao conhecimento filosófico e científico; a natureza e a relação entre ciência e técnica; a questão da neutralidade, imparcialidade e autonomia científicas; a relação entre ciência, conhecimento filosófico e seus aspectos pedagógico-formativos.
Filosofia do Ensino de Filosofia
Esta linha de pesquisa tem como objetivo problematizar filosoficamente o Ensino de Filosofia, entendido enquanto campo acadêmico produtor de práticas sociais e de conhecimentos próprios. A fim de abordar as relações filosóficas de ensinar e aprender Filosofia no Brasil, bem como a pesquisa filosófica na área, as temáticas se articulam em torno de três eixos: (1) Ensino de Filosofia, Educação Básica e Espaços não formais; (2) Ensino de Filosofia e Universidade; (3) Ensino de Filosofia e Pesquisa. Neste escopo, são investigadas temáticas comuns aos três eixos, tais como: a história do saber e das políticas curriculares do Ensino de Filosofia no Brasil; as práticas filosóficas, as metodologias de ensino e os recursos didáticos de ensinar e aprender Filosofia; as tecnologias digitais no Ensino de Filosofia; as relações entre Ensino de Filosofia, História da Filosofia, Artes e Ciências; Ensino de Filosofia, decolonialidade e educação antirracista; gênero e Ensino de Filosofia. São também abordadas temáticas específicas, como: Formação filosófica na educação básica e em espaços não formais; Infância e Filosofia com/para crianças; Formação docente em Filosofia; Formação de pesquisadoras e pesquisadores de Filosofia; Didática da Filosofia e Filosofia do Ensino de Filosofia; o Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa.
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