Estágio em Docência

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFABC
Resolução ConsEP nº 75

O Estágio em Docência se destina a preparar o aluno de pós-graduação para a docência de nível superior, assim como contribuir para a qualificação do ensino de graduação.

Conforme Regimento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFABC, a realização do Estágio em Docência é obrigatória aos alunos que usufruírem de bolsa da CAPES e facultada aos discentes que, mesmo sem terem usufruído de bolsa Capes, desejem realizá-la.

Os procedimentos necessários para a realização da disciplina de “Estágio de Docência I”  na Pós-Graduação estão contidos na Resolução ConsEP nº 75 – 16/08/10. Abaixo, segue a orientação do PPG-FIL, elaborada a partir dessa resolução.

Além desta, segue link para os seguintes documentos:
I. Modelo do Plano de Trabalho, que deve ser entregue pelo discente no momento da matrícula.
II. Modelo do Relatório de Atividades, que deverá ser entregue pelo discente até 15 dias após a conclusão da disciplina.
III. Resolução ConsEP nº 75.

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ORIENTAÇÕES GERAIS E PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO PPG-FIL:

Introdução: 

1. O Estágio de Docência se destina a preparar o aluno de pós-graduação para a docência de nível superior, assim como contribuir para a qualificação do ensino de graduação.
§ 1º A atividade de Estágio de Docência será realizada pelo aluno de pós-graduação em disciplina de graduação da UFABC em cuja área temática ele demonstre competência teórica e/ou prática.

2. A duração mínima do Estágio de Docência para bolsistas CAPES será de um período letivo para alunos de mestrado.

3. O aluno poderá, a critério da coordenação de curso, ser dispensado do Estágio de Docência nas seguintes situações:
I- caso comprove experiência prévia na prática de ensino superior, que seja compatível com os objetivos em questão;
II- caso seja aprovado em disciplina de pós-graduação específica para docência em ensino superior.

Atividades: 

1. As seguintes atividades acadêmicas poderão ser desenvolvidas pelo aluno no Estágio de Docência:
I- contribuir na elaboração do plano de curso e/ou de aula;
II- preparar aulas teóricas e/ou práticas;
III- ministrar aulas teóricas e/ou práticas, com o máximo de 30% da carga horária total da disciplina;
IV- corrigir exercícios e/ou provas;
V- acompanhar as avaliações de aprendizagem.

2. A atividade de Estágio de Docência será desenvolvida sob a responsabilidade de um docente designado pela coordenação do curso de pós-graduação e supervisionada pelo professor da disciplina de graduação, com a anuência do orientador do aluno.

Matrícula e Plano de Atividades:

1. A atividade de Estágio de Docência será realizada por matrícula em disciplina especialmente criada para esse fim por parte das coordenações de curso.

2. A disciplina de graduação na qual o Estágio de Docência será oferecido poderá ou não ser ministrada pelo professor orientador do aluno.

3. O aluno deverá, com anuência do professor orientador do aluno e do professor da disciplina da graduação, na qual o Estágio de Docência será oferecido,  submeter um plano de trabalho, de acordo com o modelo de plano de trabalho elaborado pelo PPG-FIL, contendo os seguintes itens:
I- nome da disciplina;
II- carga horária semanal, com o máximo de 8 (oito) horas, respeitadas normas específicas, sempre que pertinente;
III- carga horária total superior à 24 (vinte e quatro) horas;
IV – justificativa;
V- atividades e cronograma.

4. O plano de Estágio de Docência deverá ser assinado pelo aluno, professor da disciplina e professor orientador, que poderá ou não ser o mesmo da disciplina.

5. O Plano de Trabalho deve ser entregue no ato da matrícula do discente na Disciplina de Estágio em Docência e será analisado pelo coordenador da disciplina, podendo ser aprovado ou reprovado. No caso de reprovação, o Plano terá de ser reelaborado e entregue no prazo estipulado no parecer.

6. Caso haja mais de um parecer pela Reprovação ou o Plano não seja reapresentado no prazo estipulado no parecer, o estudante deverá refazer a disciplina de Estágio em Docência I em outro período letivo.

Relatório:

1. No prazo máximo de 15 (quinze) dias após a conclusão da atividade de Estágio de Docência, o aluno deverá elaborar um relatório e enviá-lo ao professor coordenador da disciplina, para avaliação e possível atribuição de créditos e conceitos em seu histórico escolar.

2. O relatório deverá seguir o modelo de relatório elaborado pelo PPG-FIL, conter a especificação da carga horária dedicada a cada atividade desenvolvida e uma avaliação do professor responsável pela disciplina de graduação sobre os resultados alcançados no Estágio de Docência, incluindo conceito a ser atribuído ao aluno, com ciência do professor orientador.